Muita gente não conhece as vantagens do SMS se comparado com outros canais de comunicação.

Essa sigla inglesa para Short Message Service, que traduzida significa Serviço de Mensagens Curtas, foi criada em dezembro de 1992 no Reino Unido. No entanto, o seu conceito surgiu em 1984 através do engenheiro finlandês Matti Makkonen.

O objetivo dessa ferramenta é possibilitar que pequenas mensagens possam ser enviadas e recebidas utilizando o aparelho celular.

A empresa norte-americana Strategy Analytics estima que, através de pesquisas e estudos, existem no mundo 30 mil usuários de smartphones, número que em 2012 subiu para 1 bilhão e que em junho de 2021 atingiu a incrível marca de 3,95 bilhões de pessoas.

Esse número demonstra que mais da metade da população mundial possui esse aparelho, ou seja, é muito provável que o consumidor dos produtos e serviços de sua empresa também tenha essa ferramenta.

Neste post, apresentaremos as vantagens do SMS e o porquê sua empresa deve avaliar a possibilidade de utilizar esse canal de comunicação para divulgar o seu negócio. Continue lendo e saiba mais a respeito!

Quais as vantagens do SMS?

Diante da potencialidade que esse canal oferece, pois, todo smartphone recebe e envia mensagens, vamos conhecer cinco vantagens do SMS:

Economia

Diferente do que muita gente pensa, o SMS é um serviço com custos muito baixos, mesmo para as empresas que possuem orçamentos “apertados” para a área de marketing.

É possível, através desse canal, fazer disparos de mensagens em massa gastando poucos recursos e, além disso, diferente de outros canais, os textos do SMS precisam ser:

  • pequenos,
  • diretos,
  • sem imagens e fotos.

Isso faz com que as despesas envolvendo o desenvolvimento dos conteúdos sejam mínimas, o que não ocorre com outras soluções, que exigem produção e sofisticação para poderem chamar a atenção e serem visualizadas.

Entrega eficiente

Uma característica incrível e que é um diferencial nas vantagens do SMS está na entrega eficiente das mensagens, ou seja, os conteúdos efetivamente chegam aos seus destinos, não precisando que o smartphone esteja conectado a internet.

Rápida visualização

Em função dos textos serem curtos e claros, os conteúdos enviados através desse canal são vistos quase que imediatamente por seus usuários.

No momento em que a mensagem chega, uma notificação é apresentada e por um clique, ela é visualizada na tela do celular.

Alta taxa de abertura

Segundo um levantamento realizado pela consultoria norte-americana Frost & Sullivan, 98% das pessoas que recebem um SMS abrem a mensagem, onde o índice de resposta atinge 26%.

Como comparativo, os estudos demonstram que os e-mails enviados são abertos por 22% dos usuários e as respostas caem para 5%, o que mostra a potencialidade das mensagens curtas e diretas.

Serviço exclusivo

Por fim, outra das vantagens do SMS está em oferecer serviços exclusivos para determinados clientes, utilizando esse canal de comunicação para a apresentação de ofertas e possibilidades diferenciadas.

A partir do interesse demonstrado pelos leads, é fácil, viável e com altas possibilidades de resultados, o envio de mensagens exclusivas e destinadas a determinado público.

Como se observa, apesar desse canal não estar entre os preferidos dos usuários no envio de mensagens, pois, diferente do WhatsApp, ele é pago, o SMS dificilmente deixa de ser acessado quando alguma informação é sinalizada no smartphone.

Portanto, trata-se de um canal muito interessante e que pode ser utilizado a partir de boas estratégias de marketing.

Caso você ainda tenha dúvidas a respeito das vantagens do SMS, contate a Option Telecom e saiba mais detalhes a esse respeito!

(Imagens: divulgação)