Em meio ao isolamento social e a pandemia do Corona vírus, uma nova tendência vem ganhando espaço na sociedade, trata-se da digitalização da saúde.
Essa solução compreende processos e relacionamentos entre a sociedade e:
- hospitais,
- clínicas,
- consultórios,
- laboratórios.
O objetivo é fazer com que as pessoas que precisam de serviços na área da saúde possam se comunicar e realizar muitos procedimentos, quando possível, sem a necessidade da presença física nos estabelecimentos citados.
Todos os processos burocráticos e até mesmo consultas, podem ser realizadas através dos canais digitais, ou seja, com o uso da internet e das tecnologias disponíveis.
Neste post apresentamos a digitalização da saúde e sua importância para a sociedade. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
O que é a digitalização da saúde e como ela acontece?
A digitalização da saúde ocorre quando os processos da área médica são tratados remotamente utilizando-se da internet como veículo de comunicação.
A partir disso, as facilidades de acesso a documentos e históricos possibilitam a troca de informações entre os profissionais da saúde, bem como a disponibilidade de exames e agilidade nos processos envolvendo pacientes e marcação de consultas.
Dentre as diversas possibilidades existentes com essa solução, as seguintes se destacam:
Registro online de pacientes
O registro online de pacientes se refere a disponibilização de um cadastro eletrônico, no qual os pacientes possam acessar e mantê-lo sempre atualizado.
Esses dados podem ser acessados pela área administrativa, bem como pelos médicos e profissionais de saúde, pois toda a documentação com relação ao titular do cadastro da pessoa ficará arquivada.
Resultado de exames
Os resultados de exames também podem ser acessados pela internet, facilitando os trabalhos e evitando os deslocamentos do paciente para sua retirada.
Agendamento de consultas ou exames
Outro serviço que pode ser disponibilizado ao público diz respeito à possibilidade de verificação e agendamento online de consultas ou exames.
Telessaúde
Finalmente, o telessaúde é outra ferramenta indispensável para a área médica, facilitando o relacionamento entre profissionais da saúde e pacientes.
No Brasil, foi implantado em 2017 pelo Ministério da Saúde e tem por objetivo prestar serviços para a população no que diz respeito a:
- esclarecimento de dúvidas,
- acesso a laudos a distância,
- avaliação de exames a distância.
Atualmente, muitos profissionais e organizações voltadas ao segmento de saúde oferecem serviços envolvendo consultas e todo o acompanhamento médico a pessoas que residem em locais distantes ou que têm dificuldades no deslocamento, é a telemedicina avançando e se aprimorando.
Como investir na digitalização da saúde?
As possibilidades em implantar a digitalização da saúde são viáveis e possibilitam um excelente retorno à sua organização.
No entanto, para ter sucesso nessa operação, são necessários alguns cuidados fundamentais para a qualidade dos atendimentos, tais como:
- possuir uma internet estável e de qualidade,
- disponibilizar uma solução de voz para o contato com os pacientes,
- contar com uma equipe de suporte capacitada para a resolução de eventuais problemas.
Esses cuidados são obrigatórios e requerem atenção, para que os serviços oferecidos tenham qualidade e atendam as necessidades do seu público.
As melhorias verificadas na área médica com a implantação da digitalização da saúde são muitas, facilitando a vida das pessoas e possibilitando aos profissionais desse segmento maior agilidade e precisão nas tomadas de decisões, além do compartilhamento de informações com colegas e especialistas.
Se a sua organização tem interesse em implantar a digitalização da saúde ou busca por melhorias na estrutura de comunicação para otimizar os serviços junto ao seu público, contate a Option Telecom e conheça as soluções sob medida para o seu empreendimento.
(Imagens: divulgação)