O Dia do Trabalho surgiu em 1º de maio de 1886 nos Estados Unidos em função de uma greve tumultuada que parou a cidade de Chicago.

No Brasil, essa celebração surgiu informalmente na década de 1890, sendo oficializada pelo Governo Federal no ano de 1924 pelo presidente Artur Bernardes.

Durante esse período, muitas profissões foram extintas, outras surgiram e em pouco tempo perderam sua função, e, com a chegada da internet, centenas delas conquistaram seu espaço, modificando, inclusive, o formato tradicional do trabalho.

Atualmente milhares de pessoas se transformaram em nômades digitais, ou seja, trabalham a partir de qualquer lugar que possua uma boa conexão com a rede mundial.

Nesse post vamos nos inspirar no Dia do Trabalho para apresentar as novas profissões originárias através da internet e como essa realidade modificou completamente o mundo corporativo. Continue lendo e conheça mais sobre esse assunto!

Dia do Trabalho: 5 áreas que surgiram por causa da internet

Diferente das antigas comemorações do Dia do Trabalho, milhares de profissionais conhecidos como nômades digitais estarão em algum lugar do mundo no dia 1º de maio e possivelmente na internet, cumprindo com suas obrigações.

O nômade digital é um profissional que trabalha conectado, sem a necessidade de estar presente em um escritório ou em algum endereço específico.

As características desse profissional envolvem duas situações:

  • ganhar dinheiro com as atividades online,
  • viajar ou se mudar constantemente.

Dentre suas várias ocupações profissionais, podem estar:

Analista de marketing digital

O analista de marketing digital é um profissional que conhece os principais canais da internet e desenvolve materiais que divulguem produtos e serviços que serão adquiridos ou contratados através de plataformas online, tais como:

  • sites,
  • blogs,
  • redes sociais,
  • e-commerces.

Tecnologia da informação

Outros profissionais que irão comemorar o Dia do Trabalho agradecendo o aparecimento da internet são os envolvidos na área da tecnologia da informação.

Aqueles ligados à segurança, por exemplo, são indispensáveis para o sucesso da operação de qualquer empresa, pois, desenvolvem estratégias voltadas à proteção dos dados que circulam pelas redes e impedem o acesso de pessoas não autorizadas aos sistemas de uma corporação.

Desenvolvedor

O desenvolvedor é o profissional que constrói os sites e sistemas que você acessa na internet.

Ele é o responsável para que todas as operações realizadas em um site ocorram da maneira correta, possibilitando que pedidos sejam colocados, informações sejam disponibilizadas, pagamentos realizados e rotinas internas para controle e gestão das plataformas sejam realizados sem erros.

Influenciador digital

Muitas pessoas se transformaram em influenciadores digitais, ou seja, trabalham seus canais de comunicação digitais apresentando dicas e criando relacionamentos com milhares de pessoas, motivando-as a adquirirem determinados produtos ou soluções.

Trata-se de um formador de opiniões que desenvolve habilmente conteúdos exclusivos, promovendo ofertas e alavancando vendas.

Cientista de dados

Para finalizar, outra profissão que não era cogitada no distante 1886, quando se iniciava a comemoração do Dia do Trabalho, é o cientista de dados.

Esse profissional é o responsável em coletar, decifrar, interpretar e transformar dados em informações para as empresas.

Seu conhecimento técnico permite que os empreendimentos do mercado digital conheçam as preferências dos internautas e consumidores.

Agora que você conhece a importância do Dia do Trabalho e as novas profissões que surgiram devido à internet, continue conosco e leia nosso post que apresenta quais são os melhores serviços para otimizar a comunicação empresarial!

(Imagens: divulgação)