A IoT, como também é conhecida por sua sigla em inglês, se caracteriza por um conjunto de objetos inteligentes, que possuem tecnologias que permitem a coleta, armazenamento, processamento e troca de dados em tempo real e sem fio, por meio da conexão à internet. O surgimento da Lei da Internet das Coisas veio para incentivar essa tecnologia e diminuir impostos.
Apesar de ser um termo relativamente novo para muitas pessoas, a IoT está cada dia mais presente em nosso cotidiano, nas Tvs inteligentes, smartwatches e até mesmo em carros com painéis eletrônicos, que permitem a conexão à rede.
Incentivar essa inovação no Brasil é importante não só para o dia a dia das pessoas, mas para empresas e o mercado em geral, que poderá trabalhar mais otimizado e com maior aporte de dados.
Entenda nesse artigo o que é a Lei da Internet das Coisas e por que ela é um grande avanço tecnológico para o nosso país.
O que é a Lei da Internet das Coisas?
Dia 16 de dezembro de 2020 foi sancionada a referida lei, que alterou a tributação de dispositivos que possuem essa tecnologia, retirando as taxas que existiam, relacionadas a equipamentos de telefonia móvel e outros serviços de telecomunicações.
A Lei 14.108/2020 altera legislações de 2012 e 2017, reduzindo a zero o Fistel (Fundo de Fiscalização das Telecomunicações) e a Condecine (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional).
Com essas duas isenções de impostos, obter qualquer dispositivo que possua IoT torna-se mais acessível, o que significa um incentivo para o uso desse tipo de produto.
Quais são os benefícios para as empresas?
Com a diminuição de impostos, há uma inclinação por parte das empresas em começar a investir massivamente nesses objetos, de forma a obter os benefícios das tecnologias em todos os processos internos.
Além disso, com a disseminação da IoT, a indústria 4.0 irá tomar novas proporções, passando a atrair empresas desse segmento para o país, incentivando o desenvolvimento tecnológico e a automação.
Outro fator é que, com maior uso, a população e as organizações estarão mais preparadas para a chegada da tecnologia 5G, que já é realidade em diversos países, principalmente da Europa.
Como a Internet das Coisas pode ser utilizada nas empresas?
Com a Lei da Internet das Coisas sancionada, será mais fácil transformar as cidades do Brasil em Smart Cities, conceito que está se tornando realidade em grandes polos do mundo, como Nova York e Tóquio.
Smart City significa uma cidade que utiliza a IoT em diversos aspectos do cotidiano, como comunicação e resolução de problemas a partir de dispositivos inteligentes.
Inclusive, essa é uma tendência em ascensão, e acredita-se que em 2025 serão investidos mais de US$ 1,6 trilhão nesse tipo de cidade ao redor do mundo, sendo US$ 50 bilhões só no Brasil.
Por enquanto, a IoT está começando a fazer diferença nas empresas e obtendo resultados interessantes, os quais veremos a seguir.
Segurança dos dados
Um dos maiores benefícios da IoT para as organizações é a segurança dos dados da empresa e dos clientes.
O cibercrime é uma grande ameaça, cada dia mais sentida, mas, com o uso de métodos de segurança da IoT, é possível ter proteção.
Mais dados para analisar
Como dito anteriormente, com a Lei da Internet das Coisas, o uso de objetos inteligentes e que capturam e analisam dados está mais facilitado, permitindo às organizações mais dados para analisar, de forma a auxiliar na tomada de decisões, estudo de mercado e preferência dos clientes.
Percebeu como essa lei está revolucionando a maneira como empresas e pessoas se relacionam com a internet e seus benefícios?
No entanto, é preciso contar com internet dedicada para essa tecnologia funcionar da melhor maneira.
Entre em contato conosco e conheça nossos planos, ideais para atender qualquer demanda.
(Imagens: divulgação)