A tecnologia não para e as novidades surgem diariamente, para garantir que as empresas consigam ter qualidade no relacionamento com o cliente.

O SMS, Short Message Service, que traduzido significa Serviços de Mensagens Curtas, existe desde 1992 e foi criado na Inglaterra. A primeira transmissão foi realizada no dia 3 de dezembro daquele ano, por Neil Papworth desejando um Feliz Natal para um colega na festa de final de ano da empresa onde trabalhava.

Essa tecnologia demorou para conquistar os usuários dos celulares e foi apenas em 2010 que se consolidou como um canal de comunicação de sucesso e até hoje é utilizado, principalmente pelo mundo corporativo.

O SMS é reconhecido mundialmente por sua confiabilidade e é o formato preferido de muitas corporações, como canal de informações a seus clientes, por exemplo:

  • confirmações de voos,
  • informações bancárias,
  • dados sobre seguros,
  • avisos de entrega de encomendas,
  • marcação de consultas médicas,
  • propostas para planos de telefonia.

Neste post, apresentaremos o SMS como um grande aliado no relacionamento com o cliente e as suas. Continue lendo e saiba mais a respeito!

Por que usar SMS ajuda a melhorar o relacionamento com o cliente?

Com a chegada do WhatsApp e de outras tecnologias de comunicação, pergunta-se por que a maioria das grandes corporações continuam usando o SMS como canal de relacionamento com o cliente?

Um dos pontos curiosos que faz com que essa tecnologia seja adotada pelas empresas está relacionado à alta taxa de abertura das mensagens encaminhadas por SMS.

Por alguma razão, as pessoas valorizam e verificam as mensagens enviadas por esse canal imediatamente, enquanto os conteúdos remetidos por outros canais da internet ficam em segundo plano.

A atenção ao conteúdo também é diferenciada, o que já foi percebido por muitos empreendimentos que utilizam esse canal em suas estratégias de abordagem junto aos leads.

Diante disso, as empresas utilizam o SMS, pois essa solução:

Contribui para informar novidades

As novidades e notícias informadas por esse canal, como já mencionado, são visualizadas pelos destinatários.

Isso faz com que os resultados de campanhas e objetivos sejam alcançados com facilidade e rapidez, trazendo mais resultados que os canais tradicionais da internet.

Facilita processos

O bom relacionamento com o cliente exige que as informações sejam repassadas aos mesmos, nos casos de problemas ou para confirmação de alguma atividade, ou processo. Portanto, essa opção é muito interessante para:

  • confirmar uma consulta,
  • informar atrasos de entrega,
  • possibilitar o acompanhamento de algum pedido.

Usa um canal offline

O SMS não precisa de acesso via internet para funcionar, bastando somente que o usuário possua um telefone celular. Trata-se, portanto, de um canal offline.

Isso significa que mensagens podem ser enviadas e recebidas sem a necessidade de:

  • wi-fi,
  • LTE e demais conexões,
  • instalações de serviços no aparelho.

Tem baixo custo

Por último, e muito interessante, é que essa tecnologia possui um baixo custo, onde as mensagens disparadas ficam nos orçamentos estabelecidos pela área de marketing das empresas.

Outro ponto relevante, é as mensagens serem curtas, sem fotos, imagens e indo direto ao ponto, o que também diminui os custos com a elaboração de conteúdos.

Se sua empresa pretende melhorar os resultados de suas campanhas de marketing ou estabelecer um bom canal de relacionamento com o cliente, contate a Option Telecom para conhecer mais sobre as vantagens da utilização do SMS!

(Imagens: divulgação)