Você sabe o que é PABX e porque ele é indispensável em muitas empresas?
A sigla PABX vem do inglês, Private Automatic Branch Exchange, que traduzido significa Troca Automática de Ramais Privados, ou seja, é um equipamento que serve como uma central telefônica.
A implantação desta tecnologia permite que uma rede interna de telefonia esteja disponível em uma empresa, onde os diversos setores possam comunicar-se por voz através de ramais.
Além disso, é possível fazer transferências de ligações, e dependendo da tecnologia utilizada, ampliar a conversa para dois ou mais ramais em simultâneo.
Neste post, apresentaremos o que é PABX, o seu funcionamento e quais as vantagens em contar com essa tecnologia. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
O que é PABX?
O PABX é uma tecnologia que possibilita que uma ou mais linhas telefônicas estejam ligadas a uma operadora de telefonia.
As ligações recebidas podem, através deste dispositivo, serem transferidas entre os ramais internos.
É por essa ferramenta, também, que as ligações externas podem ser realizadas pelos usuários, desde que autorizadas para isso.
Por fim, é possível configurar os ramais de uma forma que não possam realizar ligações interurbanas ou para celulares, evitando abusos e custos indesejados.
Como se observa, essa tecnologia facilita a comunicação interna e externa de uma empresa, agilizando processos e permitindo que os colaboradores tenham à disposição uma maneira simples e prática para realizarem os seus contatos.
Como essa solução funciona?
Agora que você já sabe o que é PABX, vamos ao seu funcionamento.
Existem três tipos:
- analógico,
- híbrido,
- IP (internet protocol).
O analógico é o sistema antigo de telefonia, onde o equipamento recebe linhas convencionais das operadoras, conhecidas como fixas.
Ainda é bastante utilizado, no entanto, opera apenas com os serviços mais básicos do PABX, limitando as operações, que atualmente facilitam os contatos telefônicos.
O sistema híbrido é aquele que possui uma central analógica, porém, com a integração dos serviços digitais disponibilizados pela tecnologia IP.
Por fim, o sistema IP é a tecnologia de ponta disponível (digital), onde a internet é utilizada como meio de comunicação, reduzindo os custos das ligações e possibilitando que qualquer equipamento possa transformar-se em um ramal, tais como:
- microcomputador,
- notebook,
- tablet,
- smartphone,
- telefones convencionais.
O PABX IP trabalha de forma independente, oferecendo todas as funcionalidades da telefonia analógica e possibilitando que a comunicação de dados opere de forma integrada com a de voz, ou seja, é possível o envio de arquivos, fotos e documentos durante um contato telefônico.
Quais as suas vantagens?
Possivelmente, você já percebeu que a opção IP está na frente quando se fala em tecnologia. As vantagens em adotar essa solução são as seguintes:
- conta com todas as funcionalidades dos modelos analógicos e híbridos,
- possibilita ramais remotos, ou seja, fora da empresa,
- permite a implantação de URA (Unidade de Resposta Audível),
- torna possível reuniões por áudio,
- possui correio de voz moderno e eficiente,
- atende as necessidades de empresas de qualquer porte,
- possui escalabilidade,
- não exige espaço físico para sua instalação,
- seu funcionamento é totalmente online.
O uso da tecnologia digital cresce em todo o mundo e a situação não é diferente no Brasil.
A última pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas empresas brasileiras, desenvolvida pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil, mostra essa realidade, conforme pode ser verificado neste link.
Observa-se, então, que o modelo IP, além de possuir custos menores de implantação e manutenção, e despesas mensais muito baixas, comparadas aos dos sistemas de telefonia tradicional, oferece funcionalidades exclusivas, que facilitam a operação da empresa.
Agora que você já sabe o que é PABX, continue conosco e conheça o billing de telefonia, uma ferramenta que ajuda sua empresa a economizar!
(Imagens: divulgação)