Não há dúvidas de que a tecnologia e os meios digitais revolucionaram a forma de comunicação entre consumidor e fornecedor, mas o serviço 0800 continua sendo uma das ferramentas mais eficazes para melhorar e ampliar o atendimento.

Por muito tempo, pensou-se que somente as grandes instituições corporativas tinham a necessidade em oferecer um serviço gratuito para atender seu cliente, responder às suas dúvidas e solucionar possíveis problemas.

Segundo publicação da Veja, antes da pandemia, 41% das pessoas preferiam usar o telefone para entrar em contato com a empresa e comprar o produto desejado, depois de pesquisá-lo na internet. Após o evento do coronavírus esse índice subiu para 60%.

Os números tendem a aumentar porque a cada dia os compradores descobrem a praticidade que a internet oferece na busca por um produto e a segurança que o contato promove na hora da aquisição.

Nessa hora, o serviço 0800 apresenta vantagens para a marca e promove maior satisfação ao consumidor.

Continue a leitura e saiba porque você precisa ter um canal telefônico para falar com o seu público.

Telefone caiu em desuso?

A nova geração de consumidores prioriza as boas experiências e também é caracterizada pela impaciência, ou seja, o cliente não se sente confortável em esperar para decidir a compra ou resolver uma questão.

Nesse sentido, um canal de comunicação direto e eficaz faz toda a diferença para empresas de todos os portes e setores que desejam oferecer um atendimento diferenciado, cativar e fortalecer o relacionamento das pessoas com a marca.

O portal Mercado e Consumo apresenta uma pesquisa mostrando que para 94% dos compradores brasileiros, o bom atendimento é o atributo mais importante na hora da aquisição.

Desse percentual, apenas 39% responderam que suas experiências são muito boas enquanto compram.

É importante considerar que para os entrevistados o atendente deve:

  • ouvir atenciosamente o que o consumidor fala,
  • explicar de forma clara e objetiva o que o cliente questionou,
  • conhecer bem para apresentar o produto ou serviço que está sendo oferecido.

Com esses dados, percebe-se que o pensamento de que o telefone caiu em desuso é completamente equivocado, pelo contrário, um serviço 0800 é o canal mais eficaz para promover uma comunicação é um diferencial competitivo no mercado.

Quais suas vantagens?

Não podemos deixar de dizer que as comunicações por texto têm importante papel no relacionamento marca x consumidor.

Mas, um serviço 0800 traz o cliente para mais perto e possibilita obter reações entre as partes, o que facilita toda a comunicação.

Uma ligação telefônica também facilita feedbacks imediatos, promovendo melhor compreensão da situação, sem contar que o canal é primordial para ajudar na resolução de uma necessidade, de forma rápida, tanto antes quanto após a compra.

Além disso, oferecer essa solução promove outras vantagens para a marca. Que são:

Mais ligações

Ao oferecer esse serviço você está disponibilizando um canal totalmente gratuito para o seu público.

Essa possibilidade estimula o consumidor, que está no seu site, por exemplo, a ligar para a sua empresa e perguntar sobre serviços ou produtos oferecidos.

Ou seja, mais pessoas interessadas entrarão em contato diretamente com a marca e nessa hora um atendimento personalizado faz a diferença para vender mais.

Autoridade da empresa

Disponibilizando o serviço 0800 uma organização passa a gerar mais credibilidade e demonstrar maior profissionalismo e melhor atendimento.

Assim, seu empreendimento mostra maior autoridade, gera mais credibilidade e conquista maior confiança no mercado.

Versatilidade

O serviço 0800 é versátil e pode ser usado em todo o Brasil.

Ele elimina a necessidade do uso de DDD e possibilita que o consumidor ligue de forma gratuita de onde estiver.

Outra vantagem dessa versatilidade é no próprio ambiente corporativo. O número pode estar associado apenas aos setores que convêm à empresa e que sejam de interesse e necessidade.

Na maioria das vezes, o 0800 é utilizado:

  • no atendimento ao consumidor (SAC),
  • pelo setor de telemarketing,
  • nas vendas.

Algumas empresas também implementam o serviço na área de ouvidoria, com certeza você já se deparou com algum veículo com uma placa atrás perguntando “como estou dirigindo?” com um 0800 para entrar em contato.

Custo-benefício

Além de todos esses benefícios, o serviço de 0800 apresenta um ótimo custo-benefício para as empresas.

Isso se dá pelo alto retorno que se pode alcançar com esse canal, uma vez que você poderá conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.

Dessa forma, deve-se ver a contratação dessa solução como um investimento que se pagará pela satisfação dos consumidores e, possivelmente, pelo aumento das vendas.

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(Imagens: divulgação)