Não há dúvidas de que a tecnologia e os meios digitais revolucionaram a forma de comunicação entre consumidor e fornecedor, mas o serviço 0800 continua sendo uma das ferramentas mais eficazes para melhorar e ampliar o atendimento.
Por muito tempo, pensou-se que somente as grandes instituições corporativas tinham a necessidade em oferecer um serviço gratuito para atender seu cliente, responder às suas dúvidas e solucionar possíveis problemas.
Segundo publicação da Veja, antes da pandemia, 41% das pessoas preferiam usar o telefone para entrar em contato com a empresa e comprar o produto desejado, depois de pesquisá-lo na internet. Após o evento do coronavírus esse índice subiu para 60%.
Os números tendem a aumentar porque a cada dia os compradores descobrem a praticidade que a internet oferece na busca por um produto e a segurança que o contato promove na hora da aquisição.
Nessa hora, o serviço 0800 apresenta vantagens para a marca e promove maior satisfação ao consumidor.
Continue a leitura e saiba porque você precisa ter um canal telefônico para falar com o seu público.
Telefone caiu em desuso?
A nova geração de consumidores prioriza as boas experiências e também é caracterizada pela impaciência, ou seja, o cliente não se sente confortável em esperar para decidir a compra ou resolver uma questão.
Nesse sentido, um canal de comunicação direto e eficaz faz toda a diferença para empresas de todos os portes e setores que desejam oferecer um atendimento diferenciado, cativar e fortalecer o relacionamento das pessoas com a marca.
O portal Mercado e Consumo apresenta uma pesquisa mostrando que para 94% dos compradores brasileiros, o bom atendimento é o atributo mais importante na hora da aquisição.
Desse percentual, apenas 39% responderam que suas experiências são muito boas enquanto compram.
É importante considerar que para os entrevistados o atendente deve:
- ouvir atenciosamente o que o consumidor fala,
- explicar de forma clara e objetiva o que o cliente questionou,
- conhecer bem para apresentar o produto ou serviço que está sendo oferecido.
Com esses dados, percebe-se que o pensamento de que o telefone caiu em desuso é completamente equivocado, pelo contrário, um serviço 0800 é o canal mais eficaz para promover uma comunicação é um diferencial competitivo no mercado.
Quais suas vantagens?
Não podemos deixar de dizer que as comunicações por texto têm importante papel no relacionamento marca x consumidor.
Mas, um serviço 0800 traz o cliente para mais perto e possibilita obter reações entre as partes, o que facilita toda a comunicação.
Uma ligação telefônica também facilita feedbacks imediatos, promovendo melhor compreensão da situação, sem contar que o canal é primordial para ajudar na resolução de uma necessidade, de forma rápida, tanto antes quanto após a compra.
Além disso, oferecer essa solução promove outras vantagens para a marca. Que são:
Mais ligações
Ao oferecer esse serviço você está disponibilizando um canal totalmente gratuito para o seu público.
Essa possibilidade estimula o consumidor, que está no seu site, por exemplo, a ligar para a sua empresa e perguntar sobre serviços ou produtos oferecidos.
Ou seja, mais pessoas interessadas entrarão em contato diretamente com a marca e nessa hora um atendimento personalizado faz a diferença para vender mais.
Autoridade da empresa
Disponibilizando o serviço 0800 uma organização passa a gerar mais credibilidade e demonstrar maior profissionalismo e melhor atendimento.
Assim, seu empreendimento mostra maior autoridade, gera mais credibilidade e conquista maior confiança no mercado.
Versatilidade
O serviço 0800 é versátil e pode ser usado em todo o Brasil.
Ele elimina a necessidade do uso de DDD e possibilita que o consumidor ligue de forma gratuita de onde estiver.
Outra vantagem dessa versatilidade é no próprio ambiente corporativo. O número pode estar associado apenas aos setores que convêm à empresa e que sejam de interesse e necessidade.
Na maioria das vezes, o 0800 é utilizado:
- no atendimento ao consumidor (SAC),
- pelo setor de telemarketing,
- nas vendas.
Algumas empresas também implementam o serviço na área de ouvidoria, com certeza você já se deparou com algum veículo com uma placa atrás perguntando “como estou dirigindo?” com um 0800 para entrar em contato.
Custo-benefício
Além de todos esses benefícios, o serviço de 0800 apresenta um ótimo custo-benefício para as empresas.
Isso se dá pelo alto retorno que se pode alcançar com esse canal, uma vez que você poderá conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.
Dessa forma, deve-se ver a contratação dessa solução como um investimento que se pagará pela satisfação dos consumidores e, possivelmente, pelo aumento das vendas.
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(Imagens: divulgação)