A telemedicina consiste em uma área de saúde que utiliza meios eletrônicos para proporcionar a comunicação entre o médico e o paciente.

Ela pode ser utilizada para dar orientações, fazer monitoramento de tratamentos e doenças e até mesmo em uma consulta.

Diante da pandemia de Covid-19, essa modalidade ganhou mais destaque e está se expandindo em todo o país.

Continue lendo o nosso post e saiba mais sobre a telemedicina e aprenda a oferecer consultas online!

Saiba mais sobre o crescimento da telemedicina no Brasil

A telemedicina teve o seu início em 1995, nos Estados Unidos, com o objetivo de proporcionar atendimento para 3 comunidades de baixa renda.

Desde então, as consultas online cresceram no Brasil, mas sem haver realmente regras ou normas a serem seguidas.

Apenas neste ano, o Conselho Federal de Medicina regulamentou essa área, autorizando a teleorientação, o telemonitoramento e a teleinterconsulta.

A regulamentação frisa a importância da telemedicina para o momento que estamos vivendo.

Em relação à aceitação da mesma pela sociedade, segundo uma pesquisa realizada pelo jornal O Estado de S. Paulo, a demanda aumentou até sete vezes em 15 dias.

No Hospital Albert Einstein, por exemplo, o número diário de consultas online passou de 60 para 600. De acordo com o próprio presidente, muitas delas estão ligadas com os sintomas de Covid-19.

A Doctoralia, empresa especializada em telemedicina, agendou, na primeira semana após a regulamentação, 5.170 consultas. Já na segunda, a quantidade aumentou ainda mais, chegando a mais de 8.000.

Esses números mostram como essa área é uma grande tendência e frisam a importância das clínicas se adequarem a essa nova realidade do mercado.

Como adequar a clínica para oferecer consultas online?

Agora que você já sabe porque deve investir em telemedicina, confira como fazer isso!

Capacitar os profissionais

O primeiro passo para implantar a telemedicina é capacitar os colaboradores, tanto os recepcionistas quanto os médicos.

Todos os profissionais precisarão aprender tanto a mexer nas ferramentas que serão utilizadas quanto oferecer um bom atendimento virtual.

Investir em tecnologias

As tecnologias, como computadores, câmeras, telefones e microfones, são essenciais para a telemedicina.

Por tanto, se a clínica ainda não conta esses equipamentos, é preciso investir para oferecer uma boa experiência para o paciente e, claro, para o médico.

Contar com uma boa solução de voz

Nem todas as consultas precisam ter imagem. Muitas ocorrem através de telefonemas.

Por isso, é essencial contar com uma solução de voz, que consiga ter qualidade e estabilidade para os participantes. Tudo isso, sem comprometer o lucro da clínica.

Além disso, com esse serviço também é possível otimizar a comunicação interna, melhorando todos os processos, como transferência de ligações e encaminhamento de chamadas.

Contratar uma solução de dados de qualidade

Além da solução de voz, é preciso contar com uma boa conexão com a internet.

Para consultas online que ocorrem por vídeo, é essencial que elas sejam rápidas e sem travamentos de imagem e som.

Para isso, deve-se considerar contratar uma provedora de qualidade, que ofereça uma internet dedicada, ou seja, que não sofrerá flutuações de acordo com o aumento do acesso nos horários de picos.

Conte com a Option Telecom para isso! Nós oferecemos opções de soluções de voz e de dados.

Temos soluções integradas de voz para otimizar os seus serviços de comunicação e reduzir os seus gastos em telefonia.

Em relação às soluções de dados, contamos com serviço de internet dedicada em diversas velocidades para atender às necessidades de todos os nossos clientes.

Entre em contato conosco, conheça nossas soluções e implante a telemedicina na sua clínica!

(Imagens: divulgação)