Muitos gestores e executivos perguntam qual a vantagem em implantar o PABX no home office, uma vez que grande parte dos colaboradores passaram a atuar a partir de suas casas.
O home office já vinha sendo alvo de comentários e crescia gradualmente antes da pandemia do Coronavírus, onde as previsões mostram que muitas atividades profissionais podiam ser desenvolvidas a partir das residências dos colaboradores.
Com a Covid-19, o processo acelerou e milhões de pessoas desenvolveram suas atividades remotamente.
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 11% dos trabalhadores ativos no Brasil exerceram suas atividades, no ano de 2020, a partir de suas localidades.
Neste post, apresentaremos o PABX no home office, quais as suas vantagens e como ele pode ser aplicado em sua empresa. Continue lendo e saiba mais a respeito!
O que a empresa precisa ter para utilizar um PABX?
Diferente do que muitos pensam, porque imaginam o PABX como uma central telefônica, onde ramais estão ligados através de cabeamento, essa solução modificou-se completamente.
O PABX no home office é uma excelente prática, já que para a sua aplicação basta sua empresa possuir, em todos os pontos (ramais) e na sua própria organização, uma conexão de qualidade.
Isso ocorre porque a antiga central telefônica foi substituída por um software instalado em um servidor da empresa ou na nuvem, podendo ser usado por qualquer dispositivo que tenha acesso à internet.
Os ramais deixaram de ser os tradicionais telefones e foram substituídos por:
- microcomputadores,
- notebooks,
- tablets,
- smartphones.
Os cabos que precisavam ligar esses pontos à central são os mesmos utilizados para a rede de computadores da sua empresa ou ainda relacionados às soluções disponíveis para a comunicação, necessitando apenas que tenham acesso ao ambiente virtual.
Portanto, o ramal da sua empresa é móvel e pode ser atendido em qualquer lugar do mundo.
É possível implementar o PABX no home office?
O PABX no home office é perfeitamente possível, sendo inclusive uma das melhores soluções para a comunicação de voz das empresas.
Como já mencionado, todo o processo é realizado através de um sistema único, possibilitando:
- inclusão e exclusão de ramais,
- comunicação à distância,
- identificadores de chamadas,
- relatórios para controle de ligações,
- tele e videoconferências,
- todos os recursos existentes no PABX tradicional.
A implementação dessa prática tem um custo reduzido, pois praticamente todas as empresas já possuem a estrutura de rede estabelecida em suas organizações.
A atenção precisa ser dirigida às instalações de internet das residências dos colaboradores, que facilmente podem ser adaptadas para receberem e realizarem ligações, tornando-se compatíveis com as necessidades do seu negócio.
Quais as vantagens?
Implementar o PABX no home office traz muitas vantagens, onde a mais atraente está diretamente ligada aos custos para colocação, operação e manutenção.
Os valores são significativamente inferiores aos praticados pela telefonia convencional, porque o canal de comunicação deixa de ser o oferecido pelas operadoras tradicionais e utiliza a internet já instalada na própria empresa.
O colaborador pode trabalhar a partir de qualquer lugar ou ambiente, ou seja, em sua casa, no escritório ou ainda em viagem, já que tem todos os recursos de comunicação de voz e dados disponíveis, bastando possuir uma conexão com a rede mundial.
Além da solução de voz, dados também podem ser enviados, facilitando a comunicação e agilizando processos. Portanto, enquanto o usuário está conversando com alguém ao telefone é possível o envio de:
- imagens,
- documentos,
- fotos,
- arquivos.
Todos os recursos existentes no PABX tradicional também fazem parte dessa solução, tais como:
- gerenciamento de chamadas,
- transferência de ramais,
- secretária eletrônica,
- gravação das ligações,
- utilização da Unidade de Resposta Audível.
Agora que você conhece mais sobre esse assunto e compreende que o PABX pode ser um excelente aliado nessa nova realidade, leia também nosso post que apresenta a internet no home office: qual é a relação com a produtividade?
(Imagens: divulgação)