Você conhece o softphone? Uma solução corporativa que colabora com a comunicação e facilita o dia a dia dos colaboradores.

A maneira mais comum de realizar contatos telefônicos em uma empresa ocorre a partir da utilização do ramal.

Esse equipamento, que nada mais é do que um telefone, está ligado por cabos a uma central telefônica e permite que os usuários recebam e façam ligações. Portanto, a empresa pode possuir poucas linhas externas e diversos ramais para a usabilidade da sua equipe.

Com o crescimento da internet e as possibilidades existentes em melhorar a qualidade das soluções de voz e diminuir significativamente os custos, surgiram possibilidades que atendem as mesmas características dos ramais e fazem muito mais do que você imagina.

Neste post, apresentamos o softphone, como ele funciona e quais as suas vantagens. Continue lendo e saiba mais sobre essa interessante solução!

O que é o Softphone?

Softphone, diferente do que muitos pensam, não é um novo modelo de aparelho telefônico, mas um software fornecido por operadoras VoIP que possibilitam as mais diversas operações de comunicação entre o seu usuário e o mundo.

Através de uma tela simples e intuitiva, consegue-se realizar e receber ligações, como se estivesse em um ramal do sistema tradicional.

No entanto, vai muito além disso, quando grandes vantagens são oferecidas aos operadores, como veremos ainda neste post.

Dois bons exemplos e que muito provavelmente você conhece e talvez até use, são:

  • WhatsApp,
  • Skype.

Esses são dois aplicativos desenvolvidos para o dia a dia da população, sem os recursos de uma solução profissional voltada para o mundo corporativo.

Como ele funciona?

O softphone voltado às atividades profissionais atua de forma integrada a uma solução de telefonia VoIP, ou seja, funciona também como um ramal telefônico, onde o aparelho tradicional é substituído por:

  • desktop,
  • notebook,
  • tablet,
  • smartphone.

Para isso, basta instalar um programa em um desses objetos e em minutos você está apto a utilizar os recursos disponíveis.

Isso significa que seu escritório pode ficar fechado e você continuará recebendo as ligações em seu smartphone, por exemplo.

A aplicação permite que você possa ter um número de telefone fixo virtual, ou seja, com o DDD da região que sua empresa tenha interesse em se mostrar como local ou possuidora de uma filial.

Quais suas vantagens?

Optar por um softphone apresenta muitas vantagens, onde o único possível problema ocorre quando o usuário está em algum lugar onde não exista sinal de rede.

No entanto, cada vez mais a internet está disponível no país e no mundo, por isso é perfeitamente administrável.

A maior das vantagens diz respeito a redução de custos com telefonia, pois:

  • os valores das ligações são muito abaixo do sistema tradicional,
  • não há necessidade de instalações de equipamentos e cabos.

Também é possível salvar os contatos e estar disponível (online) a qualquer momento com aqueles que sejam interessantes e importantes.

Além disso, também fazem parte:

Como se observa, vale a pena avaliar a possibilidade de implantar essa ferramenta em sua empresa.

Agora que você já sabe como funciona e quais são as vantagens do softphone, conheça a Option Telecom, uma empresa especializada no assunto e disposta a analisar as necessidades do seu empreendimento e apresentar a melhor solução de comunicação para o seu negócio!

(Imagens: divulgação)